sSemana

Semana da Reabilitação Urbana

Abr 04 - 10
14:45

Sessão de abertura da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa 2016
+
Conferência
Reabilitação Urbana - Uma prioridade nacional

Organiza: Vida Imobiliária e CPCI - Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário

Sinopse: A reabilitação urbana é a mais consensual prioridade nacional que está estabelecida na sociedade portuguesa! E os resultados de uma estratégia consistente com mais de uma década é agora visível nas cidades portuguesas, que estão mais atrativas. Mas os desafios permanecem e são muitos, desde logo o apoio ao financiamento que é essencial para várias vertentes da reabilitação urbana e que apesar de muito prometido não vê a luz do dia!

10:00

Uma visão abrangente do processo de reabilitação

Organiza: OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos

Sinopse: A reabilitação Urbana é um sub-sector da construção em que o processo organizacional e técnico se apresenta mais complexo. Esta complexidade emana da sensibilidade da intervenção, na maioria dos casos, em ambiente de malha urbana consolidada e muitas vezes em intervenções em edifícios pertencentes ao património cultural das urbes. A complexidade técnica acresce, se levarmos em linha de conta fatores tão relevantes como a consistência das metodologias utilizadas, a perenidade da intervenção, a viabilização da equação económica e a resposta aos novos desafios da sustentabilidade energética. Qual o enquadramento técnico legal neste complexo puzzle?

14:45

Alojamento Local e Turismo – Uma oportunidade para os proprietários

Organiza: ALP - Associação Lisbonense de Proprietários

Em parceria com: CBRE / Neoturis

Sinopse: O turismo é em Lisboa l alavanca da reabilitação urbana, dinamizando a recuperação de edifícios de habitação e contribuindo para a revolução de um comércio cada vez mais atrativo! As formas de alojar o turismo tem-se diversificado em formatos e ofertas para todos, desde hotéis, hosteis e alojamento local! Como é que os proprietários podem tirar partido desta nova realidade? Quais as parcerias que tem disponíveis e como podem rentabilizar os seus ativos neste novo contexto?

18:00

Workshop

SECIL CONVIDA - SOLUÇÕES DE REABILITAÇÃO

Organiza: Secil

Sinopse: A Secil continua a inovar nas soluções de materiais para reabilitação. Com base em tecnologias tradicionais, como a da cal hidráulica natural, desenvolve também soluções com cimento destinadas à repavimentação de espaços urbanos ou ao isolamento de fachadas, entre muitas outras aplicações. Saiba o que os profissionais do restauro e da reabilitação dizem da sua experiência com a Secil!

09:30

Metodologias e soluções técnicas na reabilitação de edifícios

Organiza: LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Sinopse: A reabilitação de edifícios existentes coloca desafios específicos e exige abordagens e soluções técnicas apropriadas, frequentemente distintas das que são correntemente utilizadas na construção nova. Para a Conferência que o LNEC organiza no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana 2016 selecionaram-se os seguintes temas: as metodologias de intervenção sobre estruturas de madeira e em coberturas, e as soluções técnicas de ventilação e de reabilitação estrutural com cimento. A terminar será apresentada uma reflexão sobre diferentes caminhos que podem ser seguidos para modernizar e aperfeiçoar o quadro legal e regulamentar português aplicável à construção, de forma a adequá-lo à reabilitação extensiva do parque edificado existente.

14:15

Reabilitação Urbana – Cidades inteligentes e tecnológicas

Organiza: Vida Imobiliária e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã

Sinopse: As cidades estão cada vez mais “inteligentes” servindo cada vez melhor o cidadão. A atração de capital humano, de empresas de raiz tecnológico e com uma infraestrutura digital mais avançada é uma aposta que é desde já ganha.... e Lisboa quer estar no pole position! A Câmara de Comércio & Indústria Luso-Alemã associa-se a esta iniciativa, trazendo a experiência da indústria alemã que é pioneira em soluções de inteligência e eficiência nas cidades! Na segunda parte, o Governo de Portugal apresenta na Semana da Reabilitação Urbana as medidas de apoio à reabilitação urbana, em concreto o “Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado”, com a presença do Senhor Primeiro-Ministro do Governo de Portugal

17:00

Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado

Organiza: República Portuguesa

18:00

Workshop

Reabilitação - Soluções de futuro para responder aos efeitos do passado

Organiza: Tintas Barbot

Sinopse: A conservação e a reabilitação de edifícios criaram novas necessidades e tornaram-se num dos grandes impulsos à inovação na indústria da construção. Novas soluções são desenhadas e testadas em laboratório para otimizar desempenhos e responder com eficácia aos novos desafios. Construir o futuro, reconstruindo o passado!

10:00

Modelos de Intervenção para uma reabilitação culturalmente sustentável

Organiza: APRUPP - Associação Portuguesa para a Reabilitação e Proteção do Património

Sinopse: A reabilitação e manutenção dos edifícios dos centro das cidades são uma âncora importante para o desenvolvimento e afirmação do turismo. Este é um setor em crescimento, que demonstra atualmente uma capacidade de investimento e dinâmica com especial significado na "reabilitação" do edificado antigo. Este é um debate que pretende equacionar a compatibilização entre as estratégias de reabilitação, os modelos de intervenção de reabilitação usados pelos investidores e turismo, a preservação do edificado antigo enquanto legado cultural, a internacionalização e a qualificação dos intervenientes.

14:45

Promoção & Financiamento da Reabilitação Urbana

Organiza: Montepio Geral e APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários

Sinopse: Quem faz acontecer as cidades e a reabilitação urbana são os promotores imobiliários! Num novo enquadramento, quais as apostas de futuro e o que estamos a fazer de diferente? Uma estratégia que só é possível com financiamento, que por sua vez obedece a novas e mais exigentes regras. O sistema financeiro como um parceiro, que apoia e valida os riscos de uma equação que se pretende positiva para todos!

18:00

Workshop

Reabilitação, Energia e Sustentabilidade

Organiza: Saint Gobain Weber Portugal

Sinopse: As necessidades de reabilitação são tratadas convenientemente quando se abordam, em simultâneo, exigências ao nível energético e de sustentabilidade, em especial, na sua componente de ambiente. Consciente desta abordagem, mas igualmente dos desafios que lhes são inerentes, a Saint-Gobain Weber procura desenvolver um conjunto de soluções que correspondam aos requisitos de reabilitação, capazes de conciliar as exigências típicas dos nossos tempos, como a energia, e de um futuro muito próximo, como a sustentabilidade, cujo sucesso depende fortemente dos intervenientes na cadeia de valor no negócio como prescritores, construtores/aplicadores e distribuidores. Assim, no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, a empresa convida um conjunto de atores no mercado da construção que trabalham em reabilitação para, em conjunto, debater as soluções e os principais desafios que se colocam a todos, diariamente, no cumprimento das necessidades específicas de reabilitação, energia e sustentabilidade.

09:30

A reabilitação eficiente do edificado – Estratégias e soluções para assegurar a funcionalidade e valorização

Coordena: 
Manuel Duarte Pinheiro, Responsável do sistema LiderA, Professor do IST 
Fernando Silva Gusmão, Engenheiro OHM-E / LIGHTPLAN

Sinopse: A primeira parte da sessão tem em vista apresentar e discutir estratégias e soluções específicas de reabilitação do edificado, destacando as funcionalidades que são asseguradas por essa reabilitação, bem como a valorização que podem assegurar, tendo como base os diferentes pontos de vista, desde o promotor, o utilizador ao ambiente urbano. Enquadra-se os modos de reabilitação que podem ser eficientes e como estas estratégias se enquadram na sustentabilidade e na sua avaliação e certificação. Seguidamente, destaca-se a importância dos materiais e o seu contributo, bem como das estratégias que asseguram uma boa gestão da energia ativa. Na segunda parte da sessão, detalha-se a forma como um novo olhar sobre a cidade implica uma leitura multifacetada focada em contextos arquitectónicos e ambientais urbanos. Neste sentido se move o desenho da luz, a iluminação interior e exterior, isto é todo o trabalho da Luminotecnia. Assim nasce um modelo conceptivo, adequado a cada contexto, numa dinâmica simbiótica de LUZ e COR onde a percepção do real se materializa.

14:30

Lisboa para investir, Lisboa para viver

Organiza: Ordem os Arquitectos, Ordem dos Engenheiros e Confidencial Imobiliário

Sinopse: Lisboa é cada vez mais um palco de investimento. Destaca-se como um espaço de rentabilização de ativos. Um refúgio de captação e proteção de poupanças. Nessa medida, Lisboa é sem dúvida um "ativo". O seu apelo decorre da dinâmica da procura turística e internacional, mas beneficia também do contexto de incerteza que afeta outras alternativas de investimento, designadamente os mercados de capitais e de dívida. Qual o desempenho observado? Quais os riscos e potencial que enfrenta? Em paralelo, Lisboa é de quem lá vive ou trabalha. Como conciliar todas as dinâmicas observadas, umas vezes colaborantes, outras conflituantes? Quais a mudanças a inserir nas cidades para que sejam abertas aos que têm nela um "ativo" e aos que nelas "fazem a sua vida"?

Contactos Imoedições Semana da Reabilitação Urbana

IMOEDIÇÕES - Publicações Periódicas e Multimédias, Lda

REDACÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E ASSINATURAS - PORTO
Rua Gonçalo Cristovão, 185 - 6º
4049-012 Porto
TEL.: 222 085 009
FAX: 222 085 010
EMAIL:gestao@vidaimobiliaria.com

www.vidaimobiliaria.com