srulx2017

Semana Da Reabilitação Urbana De Lisboa 2017

Mar 27 - 02 Abr | Teatro Capitólio
14:30

Workshops LNEC
Eficiência ambiental e preservação do património na reabilitação urbana: valores e conflitos

Centro de congressos do LNEC
Avda. do Brasil 101, Lisboa

- Participação sujeita a inscrição com pagamento -

15:00

Sessão de abertura e debate

Desafios de uma legislatura para a reabilitação urbana
Co-organiza:
Vida Imobiliária, CPCI e Montepio

Sinopse:
O debate essencial!
As Confederações da Construção & Imobiliário e do Turismo debatem com a Ordem dos Arquitectos, com a Ordem dos Engenheiros e a Câmara Municipal de Lisboa os desafios que se colocam às cidades e às empresas da fileira da reabilitação urbana.
Como podemos assegurar e potenciar a vitalidade do centro das cidades, em equilíbrio social e com uma agenda de futuro?

18:00

Workshop
Uma visão sobre as soluções de reabilitação da Secil
Organiza:
Secil
Sinopse:

A Secil oferece um conjunto de soluções de reabilitação que foram especialmente desenvolvidas para o tipo de construção tradicional no nosso país, permitindo uma correta e responsável intervenção na sua reabilitação.
Conheça as principais soluções Secil e a experiência de profissionais sobre a sua utilização em obras emblemáticas na cidade de Lisboa.

10:00

Conferência
A integração BIM na reabilitação urbana
Co-organiza:
Vida Imobiliária, RICS e A400

Sinopse:
As novas tecnologias estão a revolucionar a construção e em especial a reabilitação urbana. Em especial o BIM como tecnologia integradora vem mudar o paradigma de toda uma indústria, obrigando a uma enorme reciclagem de conhecimento e saber fazer. O RICS – Royal Institute of Charters Surveyors é a referencia internacional na investigação e educação sobre BIM, que apresenta esta sessão em parceria com a empresa A400.

14:30

Workshops LNEC
Humidade em edificios - Problemas e diagnóstico

Centro de congressos do LNEC
Avda. do Brasil 101, Lisboa

- Participação sujeita a inscrição com pagamento -

15:00

Conferência
O impacto da lei do arrendamento no renascimento do centro de Lisboa – Um balanço de 10 anos
Co-organiza:
Vida Imobiliária e Associação Lisbonense de Proprietários - ALP

Sinopse:
A reabilitação urbana é hoje uma realidade imparável reconhecida por todos... mas como era há 10 anos? Qual o impacto da Lei do Arrendamento para a realidade que todos hoje queremos abraçar, num momento crítico em que se anunciam novas iniciativas legislativas!

17:45

Workshop
Reabilitação: As soluções para salvaguardar o Património
Organiza:
Tintas Barbot

Sinopse:
A tomada de consciência da importância da reabilitação dos núcleos urbanos exigiu a criação de soluções técnicas capazes de responder às necessidades deste mercado.
As novas soluções técnicas foram testadas e desenhadas com o objetivo de proporcionar conforto, segurança e, acima de tudo, contribuir para que os edifícios históricos perdurem no tempo. Recuperar a História!

10:00

Conferência
Inovação na reabilitação do Património
Co-organiza:
Vida Imobiliária e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Sinopse:
A reabilitação urbana tem a obrigação de perpetuar o legado histórico das nossas cidades. Reabilitar com respeito pelo Património é o testemunho que vamos deixar às gerações futuras sob a forma da cidade construída. Mas também pensar as exigências do mundo atual e deixar um património reabilitado para ser usufruído com conforto, hoje e amanhã .... Inovação e Património é um desafio feito de equilíbrios proposto pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa!

14:30

Workshops LNEC
Reabilite a sua cobertura (inclinada ou em terraço): poupe energia de climatização, melhore o conforto e evite que lhe caia água em casa

Centro de congressos do LNEC
Avda. do Brasil 101, Lisboa

- Participação sujeita a inscrição com pagamento -

15:00

Conferência
Reabilitar com uma perspectiva social
Co-organiza:
Vida Imobiliária e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Sinopse:
A reabilitação urbana representa construir cidade, que se exige inclusiva e diversa, onde todos temos lugar e podemos viver. Uma cidade com respeito pela inter-geracionalidade, fomentando o convívio de velhos e novos e recusando a exclusão de viver abondando. Como podemos aproveitar a reabilitação urbana para uma política de inclusão social que promove a inter-geracionalidade?
Um debate essencial que nos é proposto pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa!

09:30

Conferência
O desafio da eficiência energética na reabilitação
Co-organiza:
Vida Imobiliária e Ordem dos Engenheiros Técnicos - OET

Sinopse:
O desafio atual da reabilitação urbana está em assegurar conforto térmico e eficiência energética com o respeito pela arquitectura e o património. Um desafio ainda mais importante, quando alargamos o debate aos edifícios públicos e em particular à habitação social, que vive tantas vezes num estágio de pobreza energética.
Como assegurar uma reabilitação urbana com sustentabilidade energética, com custos controlados e em respeito pelas nossas cidades?
Um desafio que a Ordem dos Engenheiros Técnicos lança para debate publico!

14:30

Workshops LNEC
Reabilitação acústica: Enquadramento e Soluções

Centro de congressos do LNEC
Avda. do Brasil 101, Lisboa

- Participação sujeita a inscrição com pagamento -

15:00

Conferência
Reabilitação urbana e habitat – Contributos para edifícios confortáveis e sustentáveis
Organiza:
Vida Imobiliária e Saint Gobain

Sinopse:
A reabilitação urbana deve ser feita também a pensar na melhoria das condições de habitabilidade do edificado, para benefício dos seus utilizadores.
A Saint Gobain, empresa global com longa presença em Portugal, co-organiza uma sessão em que pretende partilhar a sua experiência e parcerias no desenvolvimento e aplicação de soluções inovadoras e promotoras de sustentabilidade à reabilitação de edifícios, visando a melhoria das condições de conforto e eficiência energética na sua utilização.a

09:30

Conferência
Reabilitação estrutural de edifícios
Co-organiza:
Vida Imobiliária e Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC

Sinopse:
A segurança na reabilitação das nossas cidades é uma prioridade. Como conciliar a preservação do património, com as novas tecnologias de construção e a segurança do edificado? Um debate amplo, que reúne o LNEC, a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Arquitetos, num debate amplo e em diálogo sobre um tema crítico à reabilitação urbana!

15:00

Conferência
Qual o melhor negócio na reabilitação urbana?
Co-organiza:
Vida Imobiliária, APPII, PLMJ e CBRE / NEOTURIS

Sinopse:
Qual a melhor aposta na reabilitação Urbana? Promover habitação e aproveitar o bom momento, ou investir em turismo? Ter uma perspectiva mais especulativa ou apostar num investimento a 3–5 anos? Quais as expectativas de evolução do mercado? Com que riscos regulatórios me posso deparar? Venha assistir a um debate promovido pela Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, que em conjunto com os especialistas da PLMJ e da CBRE vão assegurar as respostas!

15:30

Leilão de Imóveis

Organiza:
Direção Geral do Tesouro e Finanças

Sinopse:
A ação abrange um lote de 13 prédios detidos pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) em Lisboa, com um valor base de licitação agregado de €7,6 milhões de euros. O retorno deste leilão será integralmente aplicado em investimentos de substituição de equipamentos médicos.

Local:
Hotel Lisboa Plaza

15:00

Workshop para crianças
Archikidz Lisboa - A casa do futuro
Organiza:
Archikidz Lisboa

Sinopse:
ARCHIKIDZ LISBOA
 é uma festa-workshop gratuito que de forma lúdica e criativa pretende aproximar a Arquitectura ao mundo das crianças. Numa tarde oferece a oportunidade de aprender mais sobre essa área construindo uma maquete de uma casa com a orientação maioritaria de profissionais de arquitectura.

O Archikidz Lisboa chegou a Portugal em 2014 e desde então desenvolve, no contexto do evento original, workshops que visam despertar e estimular no pensamento de jovens cidadãos, a sensibilidade para observar, analisar e questionar a realidade arquitectónica que nos rodeia, através de actividades lúdicas e didácticas. Esta plataforma vem crescendo na expectativa de semear na mentalidade das crianças e famílias a ideia de viver numa cidade mais consciente de si e das suas riquezas e particularidades.

Dirigido a crianças dos 5 aos 10 anos, o tema deste ano é “A casa do futuro”! Como era a casa ontem, como é hoje e, como será num futuro? Que podemos aprender da experiência passada e actual para projectar amanhã? Vamos ouvir o que as crianças nos dizem e apreciar as suas maquetas!

Teatro Capitólio - Parque Mayer

O teatro foi inaugurado oficialmente em 10 de Julho de 1931, segundo um projeto do arquitecto Luís Cristino da Silva. É a sua obra mais significativa do período do "primeiro Modernismo".
O Cine Teatro Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa, foi projetado em 1929, pelo arquiteto Luís Cristino da Silva. Surge num contexto de transição e mudança, em que se operava na arquitetura portuguesa a intenção de rutura com o que era até então. Um ícone português que se distinguia das fachadas modestas e populares do variedades ou da Maria Vitória com um novo Deco e um purismo racionalista que referenciava claramente os modelos de vanguarda internacional do movimento moderno. O Capitólio foi inaugurada oficialmente a 10 de Julho de 1931, com uma série de inovações que o distinguiram das demais construções e referenciaram como um manifesto sem precedente em Portugal. Apresentava-se como um inovador teatromusic-hall e cinema, agrupado a um grande salão de espetáculos interior, com palco e camarins anexos e a vertente de cinema sobre o terraço superior ao ar livre. [2]
O Capitólio foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1983 e a meio dos anos 90 fechou.
Em 12 de Dezembro de 2007 a Câmara Municipal de Lisboa aprovou a reabilitação do teatro e a recuperação do projecto original, bastante adulterado por obras posteriores e deverá tornar-se num espaço para várias artes de palco, DançaTeatro e Música.
A requalificação do teatro custou entre 8,5 e 10 milhões de euros, provenientes das contrapartidas financeiras a entregar pelo Casino Lisboa.
A requalificação foi da responsabilidade do arquitecto Alberto Souza Oliveira. A Câmara de Lisboa aprovou a 2 de Setembro de 2009, por unanimidade a atribuição do nome do actor Raul Solnado ao Cine-Teatro.
A reconstrução foi iniciada no primeiro trimestre de 2012 e ficou concluída em novembro de 2016.

Fonte - Wikipedia

Contactos Semana da Reabilitação Urbana

IMOEDIÇÕES - Publicações Periódicas e Multimédias, Lda

REDACÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E ASSINATURAS - PORTO
Rua Gonçalo Cristovão, 185 - 6º
4049-012 Porto
TEL.: 222 085 009
FAX: 222 085 010
EMAIL: sru@vidaimobiliaria.com

www.vidaimobiliaria.com