V Semana da Reabilitação Urbana do Porto

V Semana da Reabilitação Urbana do Porto

Nov 06 - 12 | Palácio da Bolsa
15:00

Sessão de Abertura Semana da Reabilitação Urbana do Porto & Os novos instrumentos de financiamento à Reabilitação Urbana

Co-organiza: AICCOPN

 

Sinopse:

A reabilitação urbana vai conhecer um novo impulso, com o arranque no terreno dos novos instrumentos de financiamento. Já estão abertas as candidaturas para o instrumento financeiro do IFRRU – o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas e novos instrumentos estão a ser preparados. Venha conhecer com os protagonistas, os novos incentivos ao financiamento da Reabilitação Urbana.

17:30

Seminário Internacional RU-IS / Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável

Co-organiza: RU-IS / NORTE 2020 / Portugal2020 / União Europeia

 

Sinopse:

As nossas cidades estão cada vez mais ‘inteligentes’ procurando responder às necessidades de uma sociedade cada vez mais urbana. Num futuro próximo estima-se que cerca de 70% da população viva nas cidades, um desafio que exige que comecemos a pensar já hoje nas cidades que estamos a construir. Como assegurar uma reabilitação urbana com sustentabilidade energética, com custos controlados e em respeito pelo património? A marca RU-IS – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, lançada pela AICCOPN, pretende ser um referencial de qualidade e inovação.

10:00

O impacto das novas tecnologias... do PropTech ao ConTech!

Co-organiza: RICS / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

As novas tecnologias estão a transformar as nossas sociedades, a forma como nos relacionamos e como trabalhamos. Quais são as novas tecnologias que vão mudar as profissões do imobiliário e da construção? Desde o Blockchain à desintermediação, como vai mudar o mercado? E qual o impacto na indústria da construção?

O RICS e a Vida Imobiliária lançam o desafio de um debate fascinante que vai mudar as nossas vidas...

15:00

Debate livre - Regulamentação Técnica na Reabilitação Urbana (OERN)

Organiza: Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN)

 

Sinopse: 

A legislação está fundamentalmente direcionada para a obra nova.

A sua aplicabilidade em operações de reabilitação é difícil, particularmente na reabilitação de edifícios antigos dos centros históricos, em que a garantia das exigências aplicáveis à obra nova são técnico e economicamente limitadoras das intervenções. 

É ainda importante garantir a qualidade, transparência e defesa do consumidor que adquire e utiliza os edifícios reabilitados. 

Várias visões sobre este tema serão partilhados durante este debate livre.

15:00

Porto, O novo destino de investimento internacional!

Co-organiza: InvestPorto / Iberian.Property

 

Sinopse:

O Porto está na rota do investimento internacional e a receber a atenção das maiores casas de investimento internacional. Conheça os novos atores do mercado imobiliário e saiba o que eles procuram e como pode potenciar novos negócios!

17:20

Workshops AICCOPN - Reabilitação Urbana Inteligente & Sustentável

(Local: Auditório Piso 2 do Palácio da Bolsa)

Organiza: AICOPPN, em colaboração com o Professor Vasco Peixoto de Freitas

 

Certificação Energética - Um balanço crítico

Risco sísmico em edifícios – Avaliação da segurança e reforço estrutural

17:45

Workshop - Como identificar e resolver patologias

Organiza: Barbot

 

Sinopse:

O desenvolvimento de novos e inovadores produtos é um dos objetivos da Barbot. A marca portuguesa assume a missão de fazer frente aos desafios do mercado da construção, através do seu departamento de I&D, nomeadamente no que diz respeito à identificação e resolução de patologias.

Contaminação de algas e fungos, salitre/eflorescências, fissuração, empolamento, descasque, farinação e ferrugem são as patologias mais comuns com as quais os profissionais se deparam. Para cada problema, a Barbot oferece soluções eficazes e de qualidade, quer para resolução da patologia, quer para a sua prevenção.

 

10:00

Inclusão social e a nova política de habitação

Co-organiza: Porto Vivo SRU / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

A reabilitação urbana é uma oportunidade de promover a inclusão social, construindo uma sociedade mais solidária e que inclui a todos. Uma nova política de habitação visa dar incentivos de mercado, para uma camada mais alargada de população poder aceder ao arrendamento habitacional. Venha conhecer a resposta de habitação e o impacto nas cidades e na reabilitação urbana.

14:30

A reabilitação construtiva e estrutural dos edifícios de betão armado

Co-organiza: Faculdade de Engenharia U.P. / HILTI / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

O futuro da construção em Portugal tem de passar pela reabilitação do património edificado em que a estabilização dos panos exteriores de fachada em alvenaria, o reforço estrutural e segurança em serviço são aspetos essenciais.

Aos engenheiros e arquitetos exige-se uma visão multidisciplinar, integradora de diferentes abordagens especializadas. Para poderem dar resposta a estes novos desafios técnicos, simultaneamente mais abrangentes e específicos, importa alertar para a necessidade de atualização de conhecimentos.

No novo paradigma que é a Reabilitação Urbana, é fundamental que os donos de obra tenham consciência da importância das exigências de desempenho estrutural e não estrutural a impor nos edifícios a reabilitar, e que os técnicos e as empresas estejam habilitados com as ferramentas adequadas para desenvolverem intervenções de reabilitação com a qualidade compatível com as atuais exigências.

17:20

Workshops AICCOPN - Reabilitação Urbana Inteligente & Sustentável

(Local: Auditório Piso 2 do Palácio da Bolsa)

Organiza: AICOPPN, em colaboração com o Professor Vasco Peixoto de Freitas

 

Diagnóstico e boas práticas na reabilitação urbana

Reabilitação e conservação de estruturas de madeira

17:45

Workshop - Reabilitação Urbana - As soluções integradas Secil e o testemunho de Parceiros

Organiza: Secil

 

Sinopse:

A Secil oferece um conjunto de soluções de reabilitação que foram especialmente desenvolvidas para o tipo de construção tradicional no nosso país, permitindo uma correta e responsável intervenção na sua reabilitação.
Conheça as principais soluções Secil e a experiência de profissionais sobre a sua escolha e utilização.

10:00

Estratégia para a nova realidade energética – Os edifícios e a mobilidade

Co-organiza: Ordem dos Engenheiros Técnicos / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

O desafio dos edifícios sustentáveis está na capacidade de produção de energia e sustentar a mobilidade elétrica. Como vamos construir os edifícios capazes de produzir energia? Como serão os edifícios de amanhã? Estaremos preparados para a eletrificação automóvel?

15:00

“Multi-conforto”, um contributo para o conforto e sustentabilidade na reabilitação de edifícios

Co-organiza: Saint-Gobain / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

A reabilitação urbana deve ser feita também a pensar na melhoria das condições de habitabilidade do edificado, para benefício dos seus utilizadores.

A Saint Gobain, empresa global com longa presença em Portugal, co-organiza uma sessão em que pretende partilhar a sua experiência e parcerias no desenvolvimento e aplicação de soluções inovadoras e promotoras de sustentabilidade à reabilitação de edifícios, visando a melhoria das condições de conforto e eficiência energética na sua utilização.

17:30

Workshops AICCOPN - Reabilitação Urbana Inteligente & Sustentável

(Local: Auditório Piso 2 do Palácio da Bolsa)

Organiza: AICOPPN, em colaboração com o Professor Vasco Peixoto de Freitas

 

A Segurança em obras de reabilitação urbana

Exemplo prático de boas práticas na RU

10:00

O papel do retalho na reabilitação urbana

Co-organiza: Cushman & Wakefield / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

A reabilitação urbana está em marcha no Porto, mas o retalho ainda não está na rota do Porto, como acontece em todas as cidades de referencia! Qual o contributo do retalho moderno e de rua para a Reabilitação Urbana do Porto?

12:30

Conversas na Bolsa 

Organiza: Associação Comercial do Porto

 

Sinopse: Nas Conversas na Bolsa convidamos para o Palácio figuras destacadas do mundo político, empresarial, académico e cultural português e promovemos o debate das grandes questões da actualidade com protagonistas de excelência.

15:00

O alojamento local na reabilitação urbana

Co-organiza: CBRE / neoturis / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

O alojamento local é um fenómeno que explica muita da dinâmica da reabilitação urbana do Porto, potenciado pelo excelente momento do turismo no Porto. Num momento em que está em discussão a regulação do alojamento local, qual o efectivo contributo do alojamento local para a reabilitação da cidade?

14:30

Workshop ARQUIBRINCA – Sistema Lupo by ArkiPlay

Co-organiza: ArkiPlay / Vida Imobiliária

 

Atividade e Objetivos:

A ArkiPlay, o Sistema Lupo e a organização da V Semana da Reabilitação Urbana do Porto prepararam uma tarde muito especial, onde te propomos brincar em torno de um dos edifícios mais emblemáticos do Centro Histórico do Porto: o Palácio da Bolsa!

Nesta atividade os participantes vão ser colocados perante diversos desafios para, em conjunto, criarem alguns modelos bidimensionais ou tridimensionais, com base nos planos apresentados pelos monitores, e usando a sua criatividade, entrarem no mundo da arquitetura e da reabilitação através das suas próprias reflexões.

Os conteúdos incluem atividades de equilíbrio e capacitação, trabalham a visualização a duas e trêsdimensões do utilizador, e proporcionam desafios intelectuais que estimulam as capacidades de coordenação, a memória, a sociabilidade e a criatividade, utilizando conceitos base de matemática, geometria e física.

​O resultado será sempre uma surpresa para todos!

PALÁCIO DA BOLSA

 

A SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DO PORTO vai desenvolverdiversos momentos marcantes no Palácio da Bolsa:

  • AS CONFERÊNCIAS DA SEMANA DA REABILITAÇÃO, que acontecem no Pátio das Nações.
  • ESPAÇO DA REABILITAÇÃO URBANA – onde as empresas de referência vão apresentar os seus produtos, serviços e soluções.
  • EXPOSIÇÃO do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana de 2017.
  • ARQUIBRINCA, uma festa-workshop gratuito que de forma lúdica e criativa pretende sensibilizar as crianças à Reabilitação Urbana.
6 de Novembro de 2017
7 de Novembro de 2017
8 de Novembro de 2017
9 de Novembro de 2017
10 de Novembro de 2017
11 de Novembro de 2017