V Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

V Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Abr 09 - 15 | Pátio da Galé
15:00

O financiamento à Reabilitação Urbana - Os novos programas

Co-organização: CPCI / Banco Santander / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

Os programas de financiamento à Reabilitação Urbana estão finalmente todos no terreno, gerando uma nova oportunidade de alargar o âmbito geográfico da Reabilitação Urbana. O novo programa do IFRRU, o programa Casa Eficiente, o Fundo Nacional para a Reabilitação Urbana, constituem novos instrumentos para acelerar o investimento na renovação do edificado em todo o país!

09:30

Energia e edifícios – Inovação para as cidades do futuro

Co-organização: ADENE / Vida Imobiliária

Apoio: Schmitt Elevadores / Reynaers Aluminium

 

Sinopse:

A inovação tecnológica da área da energia é a mais disruptiva para as nossas cidades e vai alterar a forma como vivemos e nos movemos! Saber para onde vamos na eficiência energética dos edifícios é crucial para antecipar o futuro e capturar o valor das oportunidades inerentes à reabilitação urbana.


A inovação vive muito nos materiais que nos rodeiam. A proposta de etiquetagem de eficiência dos componentes, promete ser um passo essencial para aprofundar a sustentabilidade dos edifícios e das nossas cidades!

 

10:30

O programa de rendas acessíveis da Câmara Municipal de Lisboa

(Local: Sala do Arquivo, Câmara Municipal de Lisboa)

Co-organização: Câmara Municipal de Lisboa / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

A Câmara Municipal de Lisboa apresenta as oportunidades de investimento do Programa de Renda Acessível de Lisboa, incluindo informação geral sobre os próximos concursos públicos. Venha conhecer o modelo de negócio, localizações e aspectos práticos a ter em conta na preparação de propostas.

 

14:30

Novos modelos de negócio no arrendamento urbano – as experiências internacionais

Co-organização: ALP / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

Um mercado de arrendamento dinâmico é a base de uma sociedade mais competitiva e moderna. Mais mobilidade às famílias, sem obrigar a um endividamento forçado logo no inicio da vida, um mercado de arrendamento dinâmico e competitivo gera mais oferta a valores competitivos com a realidade das famílias!

Conheça a experiência de outros países europeus onde um mercado de arrendamento competitivo é uma realidade!

 

14:30

Workshop LNEC : Reabilitação sustentável de edifícios. Riscos associados à presença de materiais com amianto. (Participação sujeita a inscrição com pagamento)

(Local: LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil)

 

Sinopse:

Neste workshop será abordado o tema dos riscos associados à presença de materiais com amianto (MCA) de uma forma simples, tecnicamente compreensível, de modo a realçar as situações onde a presença de MCA pode efetivamente colocar em risco a saúde das pessoas,e as situações onde esse risco é extremamente diminuto, senão praticamente nulo. 

Serão apresentados muitos exemplos de soluções construtivas diversas em edifícios, através das quais se perceberá facilmente os riscos associados a cada uma delas. Pretende-se também avaliar os custos associados às alternativas possíveis de tratamento de MCA, desde a remoção ao confinamento ou encapsulamento dos MCA, de modo a poderem ser tomadas as opções economicamente mais vantajosas sem colocar em risco a saúde das pessoas.

Serão ainda apresentadas técnicas laboratoriais, incluindo uma demonstração prática, para a deteção da presença e do tipo de fibras de amianto nos materiais.

 

15:30

O financiamento IFRRU – Sessão de Esclarecimento Banco Santander Totta

(Local: Sala do Arquivo, Câmara Municipal de Lisboa)

Co-organização: Banco Santander Totta / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

O IFFRU representa uma nova oportunidade de financiamento à reabilitação urbana! Venha conhecer todos os detalhes, com a colaboração da entidade gestora do IFFRU, da Câmara Municipal de Lisboa e do Banco Santander Totta

17:45

Workshop Tintas Barbot

Como Identificar e Resolver Patologias

Organização: Barbot

 

Sinopse:

O desenvolvimento de novos e inovadores produtos é um dos objetivos da Barbot. A marca portuguesa assume a missão de fazer frente aos desafios do mercado da construção, através do seu departamento de I&D, nomeadamente no que diz respeito à identificação e resolução de patologias. Contaminação de algas e fungos, salitre/eflorescências, fissuração, empolamento, descasque, farinação e ferrugem são as patologias mais comuns com as quais os profissionais se deparam. Para cada problema, a Barbot oferece soluções eficazes e de qualidade, quer para resolução da patologia, quer para a sua prevenção.

09:30

A gestão dos riscos de segurança na reabilitação de edifícios: incêndio e sismos

Co-organização: LNEC / Vida Imobiliária

Apoio: A400, Hilti

 

Sinopse:

A gestão dos riscos de segurança dos edifícios, nomeadamente dos riscos de incêndio e de segurança estrutural, incluindo à ação sísmica,tem que estar presente na Reabilitação Urbana. Compatibilizar as exigências de segurança com as condicionantes dos edifícios existentes é um desafio complexo na Reabilitação de Edifícios. Quais os aspetos que condicionam a vulnerabilidade dos edifícios ao incêndio e como corrigir ou mitigar esses fatores? Como garantir o adequado escoamento do fumo, evitando os impactos na saúde dos ocupantes e na eficácia das ações de resgate? Como garantir a segurança e a possibilidade de evacuação em caso de incêndio em edifícios que não foram originalmente pensados para tais requisitos? Quais as melhores práticas a implementar na Reabilitação Estrutural? Como entender a estrutura dos edifícios e adaptá-la às exigências atuais? Que técnicas inovadoras poderão contribuir para resolver estes problemas?

 

14:30

Cidade, Cultura & Envelhecimento ativo – A Oportunidade!

Co-organização: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa / Impulso Positivo / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

A reabilitação urbana pretende-se inclusiva, preservando a cidade genuína e ao mesmo tempodinâmica, que se adapta as novas realidades populacionais e sociais.A sociedade tem uma obrigação perante os mais velhos, de assegurar uma vivência positiva onde sempre viveram. A vivência, a memória, a cultura no contexto da cidade em discussão! A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é a instituição de referência no apoio ao envelhecimento ativo e com qualidade de vida. Uma oportunidade de mercado que deve ser também considerada pelos investidores.

 

18:00

Workshop Secil

Soluções Reabilitação SECIL – Reabilitação à base de Cal Hidráulica Natural e Reforço Estrutural de Edifícios

Organização: SECIL

 

Sinopse:

A Secil oferece uma vasta gama de produtos e soluções que permite responder aos rigorosos requisitos da construção atual e da reabilitação urbana do edificado histórico. Venha conhecer as nossas soluções à base de Cal Hidráulica Natural na reabilitação de edifícios antigos de elevado valor patrimonial, as nossas aplicações de betão no reforço estrutural de edifícios urbanos e o depoimento de técnicos e parceiros.

 

 

09:30

Workshop LNEC: Custos de ciclo de vida - Soluções de reabilitação em edifícios (Participação sujeita a inscrição com pagamento)

(Local: LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil)

 

Sinopse:

No âmbito de uma reabilitação, e tendo em consideração os objetivos traçados de sustentabilidade e de eficiência energética dos edifícios, os decisores são frequentemente confrontados com questões como: qual o critério que devem adotar para escolher as soluções de reabilitação e que soluções de reabilitação devem selecionar e aplicar nos edifícios. Fatores económicos, ambientais e, inclusive, sociológicos devem estar na base dessas decisões. 

Neste workshop, apresenta-se uma perspetiva técnico-económica de rentabilidade das soluções de reabilitação a implementar nos edifícios, estabelecendo um equilíbrio ótimo entre os investimentos efetuados e os custos de energia economizados ao longo do ciclo de vida do edifício, identificando as soluções de reabilitação energética que conduzem a esse equilíbrio. Para tal, são analisados dois métodos de cálculo de custos e são definidas as categorias de custos que devem ser utilizadas no cálculo do custo global das soluções durante um ciclo de vida económico definido. 

10:00

Conferência da Promoção Imobiliária – Os “Fazedores de Cidades!

Co-organização: APPII / Vida Imobiliária

Apoio: EY, BCP, Caixiave, MLGTS, Victoria Seguros

 

Sinopse:

O grande debate da promoção imobiliária na Semana RU, numa iniciativa APPII!

Os promotores imobiliários como os “fazedoresdas cidades” são parte ativa da politica nacional, em especial na politica de habitação que é pedra basilar para os promotores imobiliários.

Onde estão as melhores oportunidades de investimento? Quem são os atores deste novo ciclo? Venha ao debate essencial da promoção imobiliária!

14:30

Workshop LNEC: Conforto e Energia na Reabilitação de Edifícios - O Papel das fachadas (Participação sujeita a inscrição com pagamento)

(Local: LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil)

 

Sinopse:

Projetar, construir e reabilitar um edifício consiste em criar um sistema que interage com o ambiente exterior, com consequências ao nível do conforto dos ocupantes e dos consumos energéticos associados.

Neste workshop, propõe-se apresentar as mais recentes estratégias, critérios e soluções de reabilitação das fachadas de edifícios, que possam contribuir para a sustentabilidade na construção e para o bem-estar dos seus utilizadores. Abordar-se-ão aspetos do conforto e da energia relacionados com a acústica, a térmica, a iluminação natural e artificial, a ventilação e qualidade do ar interior, e a utilização racional da energia.

18:30

Workshop Weber

Soluções para alguns desafios de reabilitação em edifícios: o isolamento térmico, a cor, os pavimentos, a proteção à água.

 

Organiza: Weber

 

Sinopse:

A reabilitação e renovação de edifícios colocam desafios de melhoria de desempenho e de adaptação ao existente. A Weber convida os interessados nestes desafios a conhecer um pouco mais sobre soluções para melhoria do desempenho térmico, para renovação de sistemas ETICS, para utilização confiante de cores em fachada, para renovação de pavimentos e para proteção em zonas com presença de água.

 

09:30

Workshop LNEC: Metodologias e Soluções Técnicas na Reparação do Betão Armado em Edifícios (Participação sujeita a inscrição com pagamento)

(Local: LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil)

 

Sinopse:

A reparação do betão armado em edifícios exige uma sequência de etapas com abordagens específicas para a escolha da solução técnica e tomada de decisão adequadas.

10:00

O Regime Especial da Reabilitação Urbana – Presente e Futuro

Co-organização: OET / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

O regime jurídico do RERU veio proceder a uma importante simplificação de atos administrativos, que permitiu agilizar as regras de licenciamento municipal. Já com a experiência de terreno da sua aplicação, é o momento de refletir sobre o seu impacto na Reabilitação Urbana e como deve evoluir num futuro próximo!

 

10:30

Na reabilitação há espaço para novos edifícios de escritórios?

(Local: Sala do Arquivo, Câmara Municipal de Lisboa)

Co-organização: CBRE / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

Num momento em que assistimos à reconversão de uso de edifícios de escritórios para habitação, há espaço na reabilitação urbana para novos e funcionais edifícios de escritórios? Qual a dinâmica de mercado e porquê investir de novo em escritórios?

 

14:30

Workshop LNEC: A Caixilharia na Reabilitação de Edifícios (Participação sujeita a inscrição com pagamento)

(Local: LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil)

 

Sinopse:

A caixilharia constitui um componente sensível da envolvente dos edifícios que frequentemente é enquadrada em obras de reabilitação dos edifícios. A decisão entre a reabilitação da caixilharia ou a sua substituição envolve a   ponderação de aspetos técnicos que se abordarão neste workshop.

Neste workshop serão apresentados critérios de apoio à decisão, serão analisadas as possibilidades de reabilitação dos perfis que constituem os caixilhos e serão desenvolvidos os requisitos de desempenho que deverão ser especificados para o caso de se optar pela substituição da caixilharia.

14:30

A reabilitação da frente ribeirinha e o impacto do turismo

Co-organização: ATL - Associação Turismo de Lisboa / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

Lisboa alarga horizontes na Reabilitação Urbana, abrindo-se ao Rio Tejo e a novas oportunidades de investimento. O turismo por sua vez tem sido alavanca essencial à reabilitação de Lisboa!

A Lisboa de todos... dos turistas e dos lisboetas! Conciliar a vivência na cidade, a sua história única com o desenvolvimento do Turismo.

15:30

A revolução digital e o seu impacto no imobiliário

(Local: Sala do Arquivo, Câmara Municipal de Lisboa)

Co-organização: RICS / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

A revolução digital está a alterar a forma como nos relacionamos, mas está a mudar também o conceito de mobilidade e vai transformar o paradigma da forma como nos relacionamos com a nossa habitação ou com o nosso escritório!

Venha acompanhar algumas das mudanças que estão em curso e o que o futuro nos reserva!

Pátio da Galé

Praça do Comércio, 1100 Lisboa

 

O Pátio da Galé, inaugurado em 2011, situa-se na Ala poente do Terreiro do Paço, no local onde, quando do terramoto de 1755, se situavam o Paço Real e a Casa da Índia. O conjunto poente da Praça do Comércio, que mantém até hoje a estrutura definida no plano de reconstrução do século XVIII, tem sido ocupado por diversas instituições ligadas ao poder central, em convergência com o papel icónico que o Terreiro do Paço sempre representou.

A intervenção de remodelação do espaço, quis, por um lado, respeitar a carga histórica, patrimonial e plástica do espaço e, simultaneamente, reflectir o carácter multifacetado das novas funções que alberga.

Como tal, o Pátio da Galé é marcado essencialmente pela sua versatilidade. Os amplos claustros e o aspecto neutro oferecido pela pedra lioz permitem inúmeros layouts e diversas utilizações.

9 de Abril de 2018
10 de Abril de 2018
11 de Abril de 2018
12 de Abril de 2018
13 de Abril de 2018
14 de Abril de 2018