VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto

VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto

Nov 26 - 01 Dez | PALÁCIO DA BOLSA
26 de Novembro de 2018
27 de Novembro de 2018
28 de Novembro de 2018
29 de Novembro de 2018
30 de Novembro de 2018
15:00

Sessão de Abertura & Uma nova política de habitação em debate

Coorganização: Vida Imobiliária / AICCOPN

Apoio: Banco Santander

 

Sinopse:

Dar estabilidade ao mercado da habitação, aumentar os apoios públicos e conseguir baixar as rendas. O Governo apresentou um pacote legislativo em que a grande aposta passa por incentivar o arrendamento e afirmar a reabilitação urbana como um desígnio nacional. Não perca o debate essencial sobre a Nova Geração de Políticas de Habitação!

17:45

Workshop SECIL

Coorganização: Vida Imobiliária / Secil

 

Sinopse:

A Secil oferece uma vasta gama de produtos e soluções que permite responder aos rigorosos requisitos da construção atual e da reabilitação urbana do edificado histórico. Deste modo, contribuímos para a regeneração das cidades, para a preservação de património com elevado valor arquitetónico e para a renovação de edifícios de habitação.

Venha conhecer as nossas soluções à base de Cal Hidráulica Natural na reabilitação de edifícios antigos de elevado valor patrimonial, as nossas Argamassas Térmicas, que contribuem para uma melhor eficiência energética dos edifícios e as nossas aplicações de betão em pavimentos contínuos na regeneração dos espaços públicos das cidades.

17:45

Seminários Jurídicos - Atualidade fiscal no mercado imobiliário

Coorganização: PLMJ – Advogados / AICCOPN / IMOjuris

Local: Palácio da Bolsa, Auditório Piso 2 

 

Sinopse:

O pacote legislativo sobre a habitação tem marcado a agenda do Parlamento. Juristas, advogados e profissionais de diferentes quadrantes do setor imobiliário reúnem nesta sessão para apresentar algumas das principais alterações legislativas.  

10:00

Cidades Inteligentes e Sustentáveis 

Coorganização: Vida Imobiliária / ADENE

 

Sinopse:

As nossas cidades estão cada vez mais conectadas e inteligentes, numa dinâmica vertiginosa de transformações.  Cidades inteligentes e sustentáveis, a tecnologia ao nosso serviço está a mudar as cidades, permitindo um novo paradigma de conectividade e mobilidade, onde a redução da pegada de carbono é um imperativo. Como a certificação energética e o impacto energético dos materiais nos ajuda a ter um ambiente mais verde!  

15:00

O impacto da transformação digital na Reabilitação Urbana

Coorganização: Vida Imobiliária / RICS

 

Sinopse:

Num cenário de constante mudança e em que a tecnologia influencia todas as áreas da nossa vida, também o setor imobiliário se está a posicionar para tirar o melhor partido da inovação tecnológica e da revolução digital. O que é o PropTech? O que significa exatamente para a indústria? Quem afetará? Como se desenvolve na Europa? E como é a realidade portuguesa?

15:30

Os programas de financiamento à Reabilitação Urbana

Coorganização: Vida Imobiliária / Banco Santander

Local: Palácio da Bolsa, Auditório Piso 2

 

Sinopse:

O IFFRU representa uma nova oportunidade de financiamento à reabilitação urbana! Venha conhecer todos os detalhes, com a colaboração do Banco Santander, da entidade gestora do IFFRU e da Câmara Municipal do Porto.

10:00

Ano Europeu do Património

Coorganização: Vida Imobiliária / GECoRPA

 

Sinopse:

A reabilitação do património edificado constitui um setor muito relevante na construção em Portugal, cujo peso terá de ser crescente atendendo à dinâmica do turismo cultural. A abordagem metodológica é essencial para o sucesso das operações de reabilitação, desde o diagnóstico à conclusão da obra. Ao celebramos o Ano Europeu do Património impõe-se uma reflexão profunda sobre como estamos a intervir sobre o nosso legado histórico. 

15:00

WHY Porto?

Coorganização: IBERIAN PROPERTY / JLL / INVEST PORTO

 

Sinopse:

WHY Porto?  
Um olhar internacional sobre o Porto visto por quem adotou a cidade vindo de fora, numa perspetiva lata e abrangente. Os investidores internacionais, as redes de retalho, empresas de serviços e tecnologia... Venha compreender a realidade que mudou a face do Porto numa vaga de investimento e atração internacional sem precedentes! 
Venha compreender a motivação internacional que justifica um novo Porto. 

17:45

Seminários Jurídicos - O impacto das alterações ao regime do arrendamento urbano na reabilitação urbana​

Coorganização: Uría Menéndez - Proença de Carvalho / AICCOPN / IMOjuris

Local: Palácio da Bolsa, Auditório Piso 2 

 

Sinopse:

O pacote legislativo sobre a habitação tem marcado a agenda do Parlamento. Juristas, advogados e profissionais de diferentes quadrantes do setor imobiliário reúnem nesta sessão para apresentar algumas das principais alterações legislativas.  

10:00

Um novo quadro legal para a reabilitação urbana 

Coorganização: Vida Imobiliária / OET

 

Sinopse:

O regime jurídico do RERU está a aproximar-se do seu termo de vigência. Com prós e contra assinaláveis, impõe-se perguntar ‘o que vai acontecer ao RERU após abril de 2021’? Em marcha está o ‘Projeto Reabilitar como Regra’ e do qual deverá resultar uma profunda revisão do quadro legal e regulamentar da reabilitação urbana.

15:00

Novas oportunidades na promoção residencial

Coorganização: Vida Imobiliária / Predibisa

 

Sinopse:

O imobiliário nacional tem vindo a registar números recordes, quer na procura, quer nos preços. O momento é agora de criar nova oferta imobiliária. Quais os novos segmentos de mercado, quais os formatos de habitação que o Porto exige? Quais as principais preocupações entre os investidores? Como é que o novo PDM da cidade vai lidar com a necessidade de mais oferta de habitação? 

17:45

Workshop BARBOT

Coorganização: Vida Imobiliária / Barbot

 

Sinopse:

O uso de conservantes é transversal a várias indústrias, desde a farmacêutica à cosmética. A abolição de conservantes de determinados produtos, nomeadamente das tintas, parecia uma missão impossível, mas na verdade a revolução chegou e veio para ficar. Mais uma vez na vanguarda da indústria das tintas, a Barbot lançou a Dioplaste ECO, a primeira tinta sem biocidas (sem conservantes) a ser comercializada na Península Ibérica.

17:45

Seminários Jurídicos - As vantagens das ARU’s e PARU’s para o investimento imobiliário

Coorganização: MLGTS / AICCOPN / IMOjuris

Local: Palácio da Bolsa, Auditório Piso 2 

 

Sinopse:

O pacote legislativo sobre a habitação tem marcado a agenda do Parlamento. Juristas, advogados e profissionais de diferentes quadrantes do setor imobiliário reúnem nesta sessão para apresentar algumas das principais alterações legislativas.  

10:00

Inovação e Investigação na Reabilitação Urbana

Coorganização: Vida Imobiliária / FEUP / Instituto da Construção

 

Sinopse:

A inovação e a investigação são um binómio essencial na engenharia ao serviço da Reabilitação Urbana. Quais são as novas e inovadoras praticas que permitem uma reabilitação urbana mais sustentada e amiga do Património? 

15:00

O impacto das alterações ao regime do alojamento local

Coorganização: Vida Imobiliária / Universidade Católica Portuguesa

 

Sinopse:

A última alteração ao regime do alojamento local confere um papel preponderante aos municípios, atribui mais poderes aos condomínios e cria obrigações para quem já explora ou quer vir a explorar esta atividade. Mas, afinal o que é que muda a partir de 21 de outubro? Por que razão a lei foi alterada? Quais os riscos que esta alteração traz para o turismo e para o setor?

14:30

Workshop ARQUIBRINCA – Constrói um novo Morro da Sé com a ArkiPlay

Coorganização: ArkiPlay / Vida Imobiliária

 

Sinopse:

A ArkiPlay e a organização da VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto prepararam uma tarde muito especial, onde os mais pequenos são convidados a construir um novo Morro da Sé.

Serão formados grupos de trabalho e a cada grupo atribuído um ‘quarteirão’. Os pequenos participantes, com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos de idade, acompanhados pelos pais, outros familiares ou amigos serão convidados a compreender a relação entre o espaço público e os vários edificios existentes, entre as ruas e as construções que as ladeiam, num (re)desenho do Morro da Sé.

PALÁCIO DA BOLSA

R. de Ferreira Borges
4050-253 Porto

 

A SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DO PORTO vai desenvolverdiversos momentos marcantes no Palácio da Bolsa:

  • AS CONFERÊNCIAS DA SEMANA DA REABILITAÇÃO, que acontecem no Pátio das Nações.
  • ESPAÇO DA REABILITAÇÃO URBANA – onde as empresas de referência vão apresentar os seus produtos, serviços e soluções.
  • APRESENTAÇÃO do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana de 2018.
  • Atividade lúdica e criativa que pretende sensibilizar as crianças para a Reabilitação Urbana (entrada livre, sujeita a registo prévio).