VII Semana da Reabilitação Urbana do Porto

VII Semana da Reabilitação Urbana do Porto

Nov 11 - 15 | PALÁCIO DA BOLSA
15:00

Sessão de Abertura da VII Semana da Reabilitação Urbana do Porto & Habitação acessível  - O contributo das políticas de habitação​

Sinopse:

Depois da aprovação de um amplo pacote de reformas legislativas no domínio da habitação, qual o impacto e como se traduzem na realidade das cidades? Qual o campo de ação das políticas municipais e como é que os privados entendem estas novas realidades?

Coorganiza: VI | CM Porto | AICCOPN

 

10:00

Arquitectura para a cidade antiga​ - Academia da Reabilitação

Sinopse:

Vivemos em Portugal um momento singular para a intervenção no património arquitectónico – que decorre do crescimento de obra no edificado existente, após alguns anos de recessão, de esforços isolados e mesmo de desatenção a este desafio.

No actual ciclo de atenção e glamour patrimonial a intervenção arquitectónica em contexto patrimonial não pode ser discutida de forma isolada, compartimentada, especializada… ou tratada como um objecto solitário. Propomo-nos nesta sessão refletir sobre projecto e património – sobre a intervenção no edificado existente a partir da experiência de vários autores.

Organiza: VI 

Comissários: Arquitectos Pedro Alarcão e Nuno Valentim (FAUP)

 

15:00

Why Porto? A atração internacional do Porto e o impacto no mercado imobiliário

Sinopse:

O Porto abre-se hoje ao mercado pela atração do talento e são cada vez mais as empresas a fixarem-se na região. Quem está a chegar ao Porto? O que procuram e que desafios colocam à cidade? Como estamos a criar a oferta necessária para as novas empresas e como os novos veículos de investimento podem contribuir para esta realidade?

Coorganiza: VI | Invest Porto | Predibisa

10:00

Um novo regime legal à Reabilitação Urbana​ - Academia da Reabilitação

Sinopse:

Com a revogação do Regime Excecional para a Reabilitação Urbana - RERU e a aprovação um Novo Quadro Legal para a Reabilitação Urbana, está lançada uma nova discussão este importante sector da Indústria da Construção. Qual o impacto do fim do RERU no licenciamento urbano? Vem o novo regime criar exigências ou apenas estabelecer uma clarificação das regras e criar novas escalas de valoração?

Coorganiza: VI | OET

 

15:00

Densidade inteligente e regeneração urbana​

Sinopse:

“Smart Density” e os desafios da cidade conectada do futuro. Com a revisão do Plano Director Municipal – PDM, em curso, está lançada a discussão sobre a densidade do tecido urbano. Entra nesta discussão o equilíbrio entre uma matriz histórica da malha urbana e a modernidade que queremos imprimir à cidade. Uma discussão essencial à cidade e que vai determinar o futuro.

Coorganiza: VI | CM Porto | APPII 

10:00

Mobilidade, digitalização e eletrificação, o desafio à cidade!​ - Academia da Reabilitação

Sinopse:

A mobilidade é crítica para as cidades poderem funcionar! A partilha na mobilidade, a eletrificação e a digitalização colocam novos desafios.... como regular as plataformas de partilha de mobilidade, como acompanhar a eletrificação automóvel, como preparar os edifícios para os novos desafios?

Coorganiza: VI | ADENE | ISEP

 

 

15:00

As novas formas de viver o centro da cidade – Do alojamento local, às residências de estudantes e ao co-living

Sinopse:

O centro das cidades já não tem uma vivência funcional clássica, surgindo novas formas de viver o edificado, que colocam desafios e lançam novas oportunidades. O Alojamento Local tem sido um eixo da reabilitação urbana, mas as residências de estudantes e novos conceitos como o co-living prometem mais inovação e novos desafios.

Coorganiza: VI | JLL

10:00

A conservação do património e o contexto da regulação da Reabilitação UrbanaAcademia da Reabilitação

Sinopse:

A conservação do património e a reabilitação estrutural de edifícios tem hoje novos contornos regulatórios, com a aprovação do Programa Reabilitar como Regra.

No contexto do licenciamento urbano e da sua teia regulatória, qual a melhor forma de assegurar um desenvolvimento sustentado em respeito pela memória do Património. Onde está esse equilíbrio que permite a convivência de múltiplos interesses?

Coorganiza: VI | GECORPA | FEUP

 

15:00

Os investidores à descoberta do Porto!​

Sinopse:

Os investidores internacionais estão a caminho do Porto, protagonizando transações nunca antes conhecidas! Venha conhecer os protagonistas deste novo momento de mercado, quem são e o que procuram!

O Alojamento Local tem sido um driver essencial da valorização imobiliária do Porto.... venha acompanhar a dinâmica deste mercado e as perspetivas de evolução!

Coorganiza  – VI | CBRE 

PALÁCIO DA BOLSA

R. de Ferreira Borges
4050-253 Porto

 

A SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA DO PORTO vai desenvolver diversos momentos marcantes no Palácio da Bolsa:

  • AS CONFERÊNCIAS DA SEMANA DA REABILITAÇÃO, que acontecem no Pátio das Nações.
  • ESPAÇO DA REABILITAÇÃO URBANA – onde as empresas de referência vão apresentar os seus produtos, serviços e soluções.
  • APRESENTAÇÃO do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana de 2020.